Há no Brasil 185 cursos técnicos disponíveis. E é isso que as empresas buscam.
Um curso técnico tem duração de três meses a dois anos e pode fazer toda a diferença, já que há um díficil significado de profissionais com essa qualificação.
A falta de técnico faz com que cada vez mais empresas façam parcerias com escolas profissionalizantes. O objetivo é profissionalizar jovens estudantes ou pessoas que queiram se especializar no que fazem.
Através dessas parcerias, os estudantes podem atuar na área escolhida logo após ou durante a formação profissional. Cem por cento deles saem empregados.
Nosso entrevistado, Fabiano Ricardo Witezak, técnico em eletroeletrônica pelo CEFET/SC, ajuda a entender a diferenca e as vantagens de um curso técnico e de uma universidade:
ISNB : Você acha mais vantagem se formar em um curso técnico ou faculdade ?
F.R.W. : O curso técnico prepara o profissional para o mercado de trabalho favorece também, no aprendizado do aluno, que deseja cursar uma faculdade dando noções básicas sobre determinados assuntos, ou seja, dá uma boa noção pra quem deseja cursar uma faculdade no futuro.
ISNB : Você acha que é a faculdade ou o curso técnico que garante mais emprego ?
F.R.W. : Analisando o mercado de trabalho atual, existe uma carência de mão-de-obra qualificada; então digamos que o técnico tem mais vagas de trabalho devido a essa carência, mas claro que existem vagas para formados na faculdade. Mas no momento o técnico emprega mais apesar dos formados na faculdade serem melhor remunerados.Um curso técnico tem por base o conhecimento prático, enquanto uma universidade traz primeiramente o conhecimento teórico. É claro que se você tem apenas uma faculdade isso não irá prejudicá-lo; afinal, ambos os profissionais são necessários. Mas hoje talvez o mais importante conhecimento seja aquele que te ensinará tudo o que você precisa saber sobre o que irá fazer. Pense nisso.
Existem vários cursos técnicos, e se você ainda não pensou em um dá uma olhada no link abaixo, ele mostra os 185 cursos mensionados na matéria. E o melhor é que você pode salvá-lo em seu pc. Legal, né!
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/catalogo_cursostecnicos.pdf
E pra quem não leu a nossa ultima matéria, relembramos o video que fala desse assunto. Retirado do quadro Emprego de A a Z, que foi ao ar na emissora globo, e tinha como autor Max Gehringer.
Valeu, e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário